Criado em 12/03/2024
Oi, faz tempo, não é mesmo? Só para me reconciliar com vocês, eu sou o Lestic, eu faço fóruns e alguns sitezins legais como esse que você está usando. Então, de uns meses, mais ou menos de janeiro para agora, eu comecei a aprender progamação e até estou desenvolvendo um jogo (que vou deixar mais para frente). Porém, oque eu queria passar mesmo aqui, era minha visão antes de começar a progamar e depois de começar a progamar, então vamos nessa aventura.
Pelo final de 2023, em meados de outubro eu estava tentando começar a progamar, com a ajuda do meu amigo @Lohran, como eu estava (e estou) fazendo sites naquela época, eu comecei com o JavaScript com simples comandos de matemática, variáveis e mensagens para o console. Quando eu não sabia e também quando comecei, eu achava a progamação um bicho de seis cabeças, algo super complicado, específico, que só os melhores entendiam.
Será que você conseguiria entender esse código?
const botaog = document.getElementById('botao')
const resultado = document.getElementById('resultado')
let frases = [
`Eae, beleza?`,
`Como vai?`,
`Alôôô!`,
`Lorem não é ipsum`,
`O número Meleus é aproximadamente 2`,
`oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii`,
]
function textosf() {
setInterval(() => {
let numeroGerado = Math.floor(Math.Random() * frases.lenght);
let frase = `${frases[numeroGerado]}`
botao.onClick = function() {
resultado.innerText = `${frase}`
}
}, 1);
}
textosf();
Eae, oque achou do código? Se você sabe um minímo de progamação, você deve ter achado fácil interpretar oque está escrito mas se você não sabe nada sobre, deve ter ficado bem confuso não é? Bem, eu posso te explicar um pouco: o const ele define uma varíavel, que usei para definir as varíaveis dos elementos do HTML, que seria o botão e o resultado. Depois no "let" eu abro uma string, que ela armazena valores, sendo assim eu podendo usar eles a qualquer momento. Depois disso, eu crio a função "textosf", que fará que quando eu rode ela, as coisas dentro dela irão funcionar, como já está dentro dela. Com o setInterval, eu faço com que a cada ? milissegundos uma função seja rodada, dentro dela eu defino o valor "numeroGerado" e "frase".
Dentro dela, eu fiz um negócio que eu nunca vi, e nem sei se é comum, porém eu coloquei a função de que quando clicarem no botão dentro do setInterval porém, como é uma função que só acontece por um evento que não é o setInterval, funcionou tudo certo. O motivo de eu ter colocado dentro, é que se fosse por fora, ele não reconheceria as varíaveis dentro dela. E por final, eu coloquei para rodar a função na última linha.
Agora, vamos falar sobre meu jogo: como eu já tinha falado, eu achava a progamação, um monstro de 6 cabeças, porém agora fazendo mesmo, eu vi que não é algo assim, e sim bem mais simples do que eu pensava, como esse código que eu mostrei para vocês, eu faço em 1 ou 2 minutos no máximo. E tipo, agora vendo mesmo, não está sendo tão difícil quanto eu imaginava progamar o joguinho. Se quiserem jogar, aqui estar o link: https://lesticc.github.io/fruitstore/ ou se você é daqueles que fica vendo o arquivo do progama, aqui está: https://github.com/Lesticc/fruitstore/blob/main/js/index.js. Obrigado por ler!
Contato: @lest1c